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InfoEnem


Posted: 24 Jul 2014 06:51 AM PDT
Na publicação de hoje, gostaríamos de sugerir uma atividade que tem como base uma das propostas de redação do vestibular 2012 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Nosso objetivo é fazer com que vocês, professores, alunos e candidatos ao Enem 2014 exercitem o argumentar por meio de um gênero não cobrado do exame, mas muito presente no nosso dia a dia, principalmente neste ano eleitoral: o debate.
Como já explicamos em uma publicação anterior, todos os gêneros da ordem do argumentar são importantes nas várias esferas pelas quais circulamos e fundamentais na preparação para o Enem e/ou vestibular que pede, em suas propostas de redação, dissertações-argumentativas.
Nesta atividade, usaremos como base o texto fonte da proposta número dois do vestibular 2012 da Unicamp, mas modificaremos o seu propósito, a sua interlocução e o seu gênero.
Na proposta original, a condição de produção estabelecida é a seguinte: o candidato deveria colocar-se no lugar dos estudantes de uma escola que passou a monitorar os perfis de seus alunos nas redes sociais após um evento similar aos relatados no texto fonte – o qual reproduziremos logo abaixo – . Devido a polêmica criada por este monitoramento, o candidato deveria escrever um manifesto, com o apoio de seus colegas, para este ser lido na próxima reunião de pais e mestres com a direção da escola e, neste manifesto, deveria ser explicitado o evento que motivou o monitoramento e ser declarada e sustentada a defesa dos alunos, convocando pais, professores e alunos a agir em conformidade com o proposto no documento.
Esta proposta, em seu formato original, também é uma ótima tarefa para exercitar o argumentar, já que um manifesto é um gênero que requer explicação, interpelação e argumentação. Mais informações sobre esta e as demais propostas de redação e acerca do vestibular 2012 da Unicamp em http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/vest2012.html.
Percebe-se que o estilo das propostas de redação da Unicamp é muito diferente do das provas de produção textual do Enem: a primeira exige gêneros sem aviso prévio, isto é, o candidato sabe, apenas no momento do vestibular, quais gêneros terá de redigir, já que são duas propostas obrigatórias; além disso, cada uma possui suas próprias condições de produção e seus textos fontes. Já o Enem sempre pede, e o candidato é ciente disso, uma dissertação-argumentativa sobre um tema de cunho social sobre o qual a coletânea de textos motivadores mostrará um recorte com vários pontos de vista.
Voltando à proposta de atividade, para atingirmos o nosso objetivo, modificaremos um pouco as condições de produção e o gênero requisitado. Imaginemos a mesma situação: após um evento similar aos relatados no texto fonte reproduzido abaixo, a direção da sua escola resolveu monitorar os perfis de seus alunos nas redes sociais e você, juntamente com seus colegas, propõe que seja realizado um debate entre alunos, pais, professores e a direção escolar a fim de discutir esta questão (o evento causador do monitoramento e os pontos de vista de cada um, sugerindo outras ações ou defendendo o monitoramento).
Assim, criamos um cenário para um debate. Caso a atividade seja realizada na sua sala de aula, os alunos deverão ser divididos, com o auxílio do professor, em três grupos: alunos, professores e direção escolar e pais. Cada grupo deverá sustentar e defender uma posição: alunos – contra o monitoramento; professores e direção escolar – a favor do monitoramento e pais – em busca de um meio termo entre alunos e a escola. O professor deve atuar como mediador deste debate. A mesma organização vale para a atividade que for realizada em casa, entre familiares e amigos, no caso de candidatos que não frequentem mais a escola e/ou um cursinho. Apenas alguém deverá ser responsável por mediar a discussão.
O intuito desta divisão é forçar os candidatos a argumentarem a favor de algo que são contrários e, assim, estimular e desenvolver a argumentação, as estratégias argumentativas, a tomada de posição e as propostas de solução, algo que o Enem tem como competência avaliada.
O texto fonte da atividade é o mesmo da proposta de redação de número dois do vestibular 2014 da Unicamp:

Escolas monitoram o que aluno faz em rede social

Durante uma aula vaga em uma escola da Grande São Paulo, os alunos decidiram tirar fotos deitados em colchonetes deixados no pátio para a aula de educação física. Um deles colocou uma imagem no Facebook com uma legenda irônica, em que dizia: vejam as aulas que temos na escola. Uma professora viu a foto e avisou a diretora. Resultado: o aluno teve de apagá-la e todos levaram uma bronca.
O caso é um exemplo da luta que as escolas têm travado com os alunos por conta do uso das redes sociais. Assuntos relativos à imagem do colégio, casos de bullying virtual e até mensagens em que, para a escola, os alunos se expõem demais, estão tendo de ser apagados e podem acabar em punição. Em outra instituição, contam os alunos, um casal foi suspenso depois de a menina pôr no Orkut uma foto deles se beijando nas dependências da escola.
As escolas não comentaram os casos. Uma delas diz que só pediu para apagar a foto porque houve um “tom ofensivo”. Como outras escolas consultadas, nega que monitore o que os alunos publicam nos sites.
Exercícios – Como professores e alunos são “amigos” nas redes sociais, a escola tem acesso imediato às publicações.
Foi o que aconteceu com um aluno do ABC paulista. Um professor soube da página que esse aluno criou com amigos no Orkut. Nela, resolviam exercícios de geografia – cujas respostas acabaram copiadas por colegas. O aluno teve de tirá-la do ar.
O caso é parecido com o de uma aluna de 15 anos do Rio de Janeiro obrigada a apagar uma comunidade criada por ela no Facebook para a troca de respostas de exercícios. Ela foi suspensa. Já o aluno do ABC paulista não sofreu punição e o assunto ética na internet passou a ser debatido em aula.
Transformar o problema em tema de discussão para as aulas é considerado o ideal por educadores. “A atitude da escola não pode ser policialesca, tem que ser preventiva e negociadora no sentido de formar consciência crítica”, diz Sílvia Colello, professora de pedagogia da USP.
(Adaptado de Talita Bedinelli & Fabiana Rewald, Folha de S. Paulo, 19/06/2011. Texto integral emhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1906201101.htm.)

O texto fonte acima fornece vários exemplos de casos reais de embates entre alunos e escola em relação às postagens feitas em redes sociais e mostra as opiniões de estudantes e dos responsáveis pelas escolas, além da posição de uma docente de pedagogia da USP (Universidade de São Paulo).
Baseados neste texto fonte e tendo em mente as posições tomadas pelo seu grupo, os alunos devem debater, seguindo as regras do mediador (que deve, por sua vez, dar a palavra a cada grupo de modo organizado e conduzir o debate de uma maneira educada e ordenada), o monitoramento das redes sociais por parte da escola.
A explicação e a argumentação de cada grupo sobre os fatos ocorridos são fundamentais para um bom debate que tem neste caso, como objetivo, encontrar um equilíbrio entre alunos e escola; portanto, a tentativa de convencimento é essencial por todas as partes. Os grupos podem tomar para si os exemplos dados pelo texto fonte ou refutá-los, criticá-los e sugerir melhorias; o texto fonte pode e deve ser lido por cada grupo, separadamente, a fim do discurso ser planejado (argumentos e contra argumentos). Após este planejamento, o mediador deve dar início ao debate e conduzi-lo da melhor maneira possível.
Com esta sugestão, que pode ser adequada pelos professores, objetivamos estimular e motivar diferentes atividades da ordem do argumentar a fim de desenvolver esta habilidade nos candidatos ao Enem 2014 e demais vestibulares.
Até a próxima semana!

*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!


Posted: 10 Jul 2014 09:36 AM PDT
Uma das melhores estratégias de estudo e preparação para o Enem e para demais vestibulares e concursos é fazer as provas anteriores para conhecer o estilo das questões e da proposta de redação. Cada instituição de ensino superior busca um perfil de aluno e, assim, refazendo os processos seletivos encerrados, o candidato pode refletir e analisar acerca de como deve proceder em relação a cada um deles.
O mesmo vale para o Enem; o Exame Nacional do Ensino Médio já mudou no decorrer dos anos, mas a proposta de redação não. Desde o início é pedida uma dissertação-argumentativa cujo tema é atual e de cunho social e escrever estes textos é um modo de preparar-se para o exame.
As provas dos Enems passados e seus respectivos gabaritos estão disponíveis neste link e o InfoEnem, em 2012, elaborou uma série de publicações na qual analisou todas as propostas de redação do Enem, na qual podem ser encontradas as expectativas das bancas elaboradora e corretora.
Escrever demais propostas de dissertação-argumentativa, de demais vestibulares, também contribui na a preparação para a redação do Enem; a dica é acrescentar, no momento da escrita, a proposta de intervenção social exigida na quinta competência avaliadora do exame.
Uma rápida busca na internet acerca dos principais vestibulares brasileiros resulta em um verdadeiro banco de propostas de redação e de questões, por exemplo:
  • FUVEST: a Fundação Universitária para o Vestibular é a responsável pelo processo seletivo da maior universidade do Brasil, a USP (Universidade de São Paulo) cuja proposta de redação é uma dissertação-argumentativa. Os vestibulares encerrados podem ser acessados através do endereçohttp://www.fuvest.br/vest2014/provas/provas.stm ao clicar na janela “ir para”, na qual a edição desejada é selecionada.
  • COMVEST: a Comissão Permanente para os Vestibulares elabora e corrige a prova da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente, o vestibular da UNICAMP pede, em sua segunda fase, dois textos de gêneros distintos, mas até a edição de 2010 a primeira fase era temática e tinha como proposta de redação um texto com o mesmo tema das questões e o candidato podia optar entre redigir uma carta, uma narrativa ou uma dissertação-argumentativa. Por exemplo, o vestibular 2006 teve como tema geral “meios de transporte” e, assim, todas as questões tinham como base este tema, inclusive a proposta de redação. Todas as provas, as do novo modelo e as do antigo, até o ano de 1987, estão disponíveis em http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/vest_ant.html. A COMVEST também disponibiliza os comentários acerca das respostas e das redações elaboradas pelos candidatos em http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/provas_comentadas.html.
  • VUNESP: a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista é a responsável pelo processo seletivo da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e de demais instituições públicas e privadas. Estes vestibulares podem ser encontrados em dois endereços: http://www.vunesp.com.br/encerrados/Vencerrados.html e http://vestibular.unesp.br/anteriores.
  • UFSCAR: a Universidade Federal de São Carlos, atualmente, utiliza o Enem como processo seletivo, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas os vestibulares anteriores podem ser encontrados emhttp://www2.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.vestibular.ufscar.br.
  • FATEC: a Faculdade de Tecnologia de São Paulo também exige de seus candidatos uma dissertação-argumentativa como prova de redação e todas as propostas e seus respectivos gabaritos estão disponíveis emhttp://www.vestibularfatec.com.br/provas-gabaritos/.
Até a próxima semana!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Qual a disciplina mais importante na prova do Enem?
Posted: 11 Jul 2014 09:18 AM PDT
Quem participará do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez já se questionou qual disciplina é mais importante na preparação para o exame. E a resposta, como deve suspeitar, é de que todas são importantes.
Entretanto, certamente essa não era a resposta que você esperava. Afinal, claro que todas têm importância! A dúvida é qual a MAIS importante?
Não ficaremos em cima do muro! Entretanto, para respondê-la, precisamos olhar de uma forma mais detalhada para as formato do Enem.
A prova é dividida em dois dias. No primeiro são 90 questões, sendo 45 de Ciências humanas e suas tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Já no segundo são 45 de Linguagem, códigos e suas tecnologias, 45 de Matemática e suas tecnologias e uma produção textual (redação).
Embora a prova seja extremamente interdisciplinar, podemos dizer que cada área tem, digamos, suas principais disciplinas. Vamos a elas:
  • Ciências Humanas e suas tecnologias = Geografia, história e, em menor quantidade, sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias = Química, física e biologia.
  • Linguagens Códigos e suas tecnologias = língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e, em maior quantidade, português.
  • Matemática e suas tecnologias = Matemática.
Como já adiantamos, cada área tem 45 questões. Portanto, de acordo com o formato da prova, podemos já começar as esboçar as matérias mais importantes para o Enem:
1 – Matemática e redação.
3 – Português.
4 – História e Geografia.
6 – Química, física e Biologia.
9 – Língua estrangeira, artes e sociologia.
Mas calma que nossa resposta definitiva ainda não é essa. Até o momento fizemos uma análise apenas quantitativa. Agora chegou a hora de olhar qualitativamente.
Como todos sabem, uma das peculiaridades mais importantes da prova é a cobrança de interpretação de texto. E essa característica é comum a todas as disciplinas. Basta ler qualquer questão de história ou mesmo de matemática que perceberá rapidamente a importância da leitura.
Dessa forma, caso não levássemos em conta a interpretação de texto, nossa análise fatalmente ficaria deficiente.
Portanto, considerando a quantidade de questões e as características da prova, não temos receio algum em afirmar que a disciplina mais importante para o Enem é a nossa língua, o português. Afinal, além das diversas questões da disciplina propriamente dita, temos a produção textual e necessidade de boa leitura em todas as outras disciplinas.
Assim sendo, cumprindo com o que garantimos no começo do artigo, não ficaremos em cima do muro! Para nós do infoEnem, a disciplina mais importante na prova do Enem é o português, seguido da matemática.
Apenas um alerta: estudar apenas essas duas disciplinas certamente é um dos erros mais graves de uma preparação. A teoria da resposta ao item (TRI), usada no Enem, não permite uma boa nota para candidatos que erram questões fáceis, independente da matéria. Assim sendo, estudar todas as disciplinas é fundamental. Um dos métodos mais eficientes é refazer provas anteriores do exame, pois você já vai se acostumando com as divisões e com o estilo das questões.


Mudar de ambiente pode melhorar sua capacidade de memorização nos estudos
Posted: 18 Jun 2014 10:04 AM PDT
“Estudar muito!”
É claro que a primeira coisa que vem na cabeça de quem está se preparando para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a quantidade de horas de estudo que acredita serem necessárias para conseguir uma boa nota e alcançar seus objetivos.
Entretanto, o tempo de estudo é apenas um dentre os diversos fatores que selecionarão os melhores candidatos. Outro fator extremamente relevante e que muitas vezes é aquecidos pelos estudantes é a qualidade dos estudos.
E a dica de hoje fala exatamente sobre isso. Como melhorar a eficiência nos estudos com uma estratégia simples e pouco difundida!
Primeiro uma curiosidade. O funcionamento do nosso cérebro é estranho e muitas vezes até surpreendente. Fazemos muitas associações ao longo dos dias e nem percebemos. Quer uma demonstração? Você consegue se lembrar o que comeu no almoço 15 dias atrás? Dificilmente! Entretanto, se eu lhe perguntar o cardápio da primeira vez que jantou na casa do seu primeiro(a) namorado(a) talvez você se recorde, mesmo que o prato principal tenha sido extremamente simples e nem tão gostoso (ou ruim) assim! Engraçado, não é?
Isso ocorre porque nosso cérebro fixa melhor as cenas dos momentos diferentes que estamos passando. Tudo que é novo, ele dará maior ênfase e irá arquivá-lo com mais “carinho”. É justamente por isso que talvez você tenha se recordado do menu daquela janta!
Assim sendo, o que acha de aproveitar essa peculiaridade para aumentar sua capacidade de memorização na hora de estudar? Tente, na medida do possível, mudar de ambiente na hora de estudar. Essas mudanças podem ocorrer tanto ao longo da semana (indo estudar na casa de um parente, de um amigo ou mesmo numa biblioteca) ou durante o mesmo dia (cozinha, sala ou quarto). Se você estudar a segunda guerra mundial num parque e alguma questão dessa matéria aparecer no Enem, talvez consiga se recordar de detalhes do conteúdo apenas porque lembrará da vez que foi estudar no parque!
Apenas tome cuidado na escolha dos ambientes. Certifique-se da tranquilidade e do silêncio do local. Caso contrário, sua concentração será comprometida.

InfoEnem


Posted: 02 Jun 2014 12:00 PM PDT
Uma das maiores preocupações dos candidatos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o pouco tempo que dispõem para resolver cada questão. E quem já deu uma olhada nas ultimas edições do exame, sabe muito bem que os enunciados das questões que exigem interpretação de texto (e são muitas!) são enormes e extremamente cansativos.
Assim sendo, para conseguir uma pontuação alta, não basta saber interpretar. Tem que fazê-lo no menor tempo possível. E nossas dicas de hoje tem justamente esse intuito! Ajudá-lo a conseguir interpretar corretamente as questões sem precisar ficar lendo o texto do enunciado várias e várias vezes.
Vamos as dicas:
1 – Leia muito.
Tem uma frase que diz que “só sabe fazer quem faz”. Um ditado simples, mas que resume muito bem como um estudante deve treinar sua capacidade de interpretação. Leia, leia e leia. Não apenas livros, mas também matérias de revistas e jornais. O importante é criar esse ótimo hábito!

2 – Aprenda a interromper sua leitura se estiver desatento.
Alguma vez você já teve a impressão que, após terminar uma leitura, o conteúdo não parou nem um minuto na sua cabeça, como se não tivesse lido nada? Isso acontece muito com leitores inexperientes. Por isso, nossa primeira dica já o ajudará (e muito!) nesse quesito. Mas uma maneira de praticamente eliminá-lo é acostumar a interromper uma leitura desatenta. Depois de um certo treinamento perceberá que, como sabe que irá parar caso perca o foco, conseguirá concentrar-se já nas primeiras palavras.

3 – Leia a pergunta antes de textos muito grandes.
Essa técnica tem ajudado muitos estudantes, principalmente na hora da prova. Quando perceber que o texto do enunciado é muito extenso, leia a pergunta antes. Essa simples atitude serve para que sua atenção se intensifique quando o texto estiver se aproximando do assunto que será tratado posteriormente na pergunta.

4 – Pratique bastante.
Embora nossa última dica seja parecida com a primeira, ela é ainda mais específica. Quem lê muito, já está bem a frente dos demais. Mas um treinamento completo exige que o candidato refaça as provas anteriores do exame. Afinal, ao resolver questões que já apareceram no Enem, o estudante estará colocando (e simulando) tudo o que encontrará no dia da prova.

InfoEnem


Posted: 29 May 2014 12:58 PM PDT
O prazo para inscrições do Enem 2014 já está encerrado. Agora que você tem participação garantida no exame, não resta outra alternativa a não ser se preparar da melhor maneira possível para a prova que pode mudar o rumo de sua vida.
Como já explicamos em diversos artigos em nosso Portal, um planejamento vai muito além de focar seus estudos somente nos conteúdos programáticos que serão exigidos no Enem. Também é necessário realizar provas anteriores e simulados. Como estamos praticamente a 5 meses da prova, este é o momento ideal para você começar por em prática tais estratégias.
E se você não sabe por onde começar, fique tranquilo que sua primeira oportunidade está próxima. O Portal infoEnem está preparando um Simulado para o Enem 2014 que será aplicado nos dias 7 e 8 de junho. E o melhor de tudo, será totalmente GRÁTIS! Isso mesmo, você não pagará nada para realizar a prova e receber o gabarito em seu e-mail!

Sobre o Simulado

Nosso simulado seguirá exatamente o mesmo modelo do Enem, com 180 questões divididas em dois dias de provas. No sábado (07/06), os participantes resolverão 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. Já no domingo, o desafio ficará por conta das 45 questões da prova de Linguagens e Códigos e das 45 de Matemática, além da redação.

Como Participar

Para realizar o Simulado Enem 2014 você simplesmente deverá acessar o infoEnem no sábado (7) e domingo (8), pois o mesmo estará disponível para todos os estudantes do país. Além disso, poderá cadastrar seu e-mail em nossa lista de assinantes para receber gratuitamente o gabarito em sua caixa de entrada.
Tenha em mente que sua participação é passo fundamental na preparação para o exame,  pois além de simular (e acostumar!) com a situação real que enfrentará nos dias da prova, você ainda pode usar os resultados para avaliar como andam seus estudos e até mesmo identificar os assuntos que deve dar mais foco.
Ressaltamos que a participação é gratuita e que o Simulado do Portal infoEnem será aberto para estudantes de todo o Brasil! Portanto, compartilhe a informação nas redes sociais e/ou blog com colegas e amigos. Você, professor / coordenador, faça o mesmo! Aproveite essa oportunidade que só o maior site sobre o Enem do país pode proporcionar!
Na próxima semana traremos informações mais detalhadas sobre o primeiro Simulado Enem 2014 do Portal infoEnem. Fique ligado e continue nos acompanhando!

InfoEnem


Posted: 29 May 2014 02:52 PM PDT
A conclusão de um texto, seja qual for seu tipo ou gênero, é parte importantíssima do processo de escrita, já que tudo o que escrevemos anteriormente culminará no fecho e, ao chegar nele, o leitor deverá ter compreendido totalmente o que o autor quis dizer (tema abordado, tese, argumentos, estratégias argumentativas, intenções, objetivos, apreciações de valor etc).
A redação do Enem, neste aspecto, possui uma característica específica: uma proposta de intervenção social como um critério de correção. O texto todo deve estar em concordância com a sugestão de solução que o candidato deve apresentar e, portanto, a conclusão da dissertação-argumentativa da prova de redação do Enem é diferente das demais, pois é algo exigido e não apenas uma opção.
Ao dissertarmos, devemos encadear os nossos argumentos e buscar, fundamentalmente, coerência e coesão a fim de atingirmos a conclusão – o parágrafo final do texto – na qual devemos complementar e finalizar a tese que estamos defendendo, o que no caso do Enem deve ser feito por meio da proposta de intervenção social. Assim, a conclusão tem como objetivo não somente fechar o texto, mas fazê-lo dando unidade ao mesmo, fazendo com que o leitor pense que aquilo que leu está completo.
Os manuais mais tradicionais de redação sugerem duas maneiras de se concluir uma dissertação-argumentativa clássica: retomar a tese posta na introdução ou sintetizar, no fecho, os argumentos. Porém, há mais dois outros modos, sobre os quais falaremos adiante. Explicaremos, abaixo, estes quatro tipos de conclusão, mas já adiantamos que não podemos dar exemplos individuais, pois para isso necessitamos de textos integrais.
  1. Síntese da Argumentação 
    Basta, na conclusão, condensar os argumentos principais elencados no desenvolvimento da dissertação-argumentativa. No entanto, é preciso cuidado, pois se não for bem feito, culminará em um texto repetitivo. No caso do Enem, é possível resumir os argumentos e já emendá-los com a proposta de intervenção social, colocando esta como finalidade para se atingir os argumentos.
  1. Voltar à tese e sintetizá-la
    Neste modo, a conclusão atua como um reforço da ideia inicial (tese) que foi desenvolvida e, novamente, o cuidado para não ser prolixo deve ser tomado. No Enem, especificamente, como normalmente os temas são questões e/ou problemas de cunho social, a tese é uma opinião sobre ele e a proposta de intervenção social uma solução para o mesmo e essa relação pode ser posta no fecho do texto.
  1. Proposta de Intervenção Social
    A conclusão pode girar em torno, apenas, das soluções para os problemas que foram abordados ao longo de toda a dissertação-argumentativa, desde que eles sejam viáveis, como já falamos tantas outras vezes. No Enem, isso é obrigação; nos demais, uma boa opção.
  1. Interrogar ou apresentar algo novo
    O objetivo maior do texto pode ser fazer com que o leitor reflita criticamente acerca do tema abordado e, para tanto, na conclusão, pode ser apresentado algo novo ou haver questionamentos que façam com que haja reflexão.
Obviamente há outros modos de se encerrar uma redação e nós, como autores de nossos textos, temos liberdade para concluirmos nossos pensamentos; apenas devemos pensar em como o leitor receberá e compreenderá, ao todo, o que dissemos. Abaixo, um exemplo de redação nota 1000 do Enem 2013, cujo tema da prova de produção textual foi os efeitos da implementação da Lei Seca no Brasil.
camila
  Nesta redação, as propostas de intervenção social estão no penúltimo parágrafo da dissertação-argumentativa e a conclusão retoma o título e o segundo parágrafo (os quais estão relacionados entre si, já que o título refere-se a um conceito de Hobbes) que, por sua vez, corrobora a tese da candidata. Portanto, em seu fecho, esta candidata volta ao título, à tese e ao seu argumento principal sem ser prolixa e de uma maneira forte, com personalidade.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!


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Posted: 19 May 2014 08:06 AM PDT
Atire o primeiro livro que nunca apostou todas as suas fichas num tema para a redação do ENEM. Anualmente aparecem nas redes sociais e nas salas de aula possíveis temas, os quais não passam de meros palpites. Em 2013, o maior exame do mundo (!) surpreendeu a todos enfocando a Lei Seca e suas implicações na sociedade brasileira, num momento em que a mistura álcool e direção não mais atraía atenções da mídia como em anos anteriores.
Tendo isso em vista, é salutar “tentar adivinhar” a proposta de redação já que os palpites instigam os estudantes a se informar cada vez mais sobre os assuntos mais votados. No entanto, deve-se opinar com propriedade, o que só é possível analisando toda a trajetória do ENEM (de 1998 a 2013) e levando em consideração um aspecto relevante: tal exame sempre enfoca um problema social da realidade brasileira, o que potencializa o número de possibilidades, afinal, problemas não nos faltam.
Nesse sentido, segue uma lista das 10 grandes apostas de possíveis “candidatos” ao tema sobre o qual irão dissertar provavelmente mais de sete milhões de pessoas. Com base no contexto sociocultural brasileiro, foram selecionadas problemáticas que, se não forem escolhidas este ano, provavelmente serão nos seguintes. Vamos à leitura?
1: Problemas educacionais: a educação ainda não apareceu como tema de redação do ENEM, por isso é uma das grandes apostas. Podem figurar na proposta a carência na qualidade da formação de crianças e adolescentes, os resultados insuficientes em exames internacionais (em relação a português e matemática), a destinação de 75% dos “royalties” do petróleo para esse setor (medida eficaz?) e a elevada taxa de analfabetismo funcional, embora o Brasil tenha atingido a universalização do acesso ao ensino básico.
2: Envelhecimento da população e os novos desafios: redução da população em idade economicamente ativa, o que exige novas políticas públicas acerca da previdência, da saúde e do trabalho.
3: Mobilidade urbana: uso de transportes alternativos, precariedade das estradas, crescimento exponencial de venda de automóveis, insatisfação da população quanto aos transportes atuais.
4: Reforma política: repulsa aos partidos políticos e necessidade de modificar a política brasileira, tendo em vista o descontentamento do eleitor e o descrédito no voto como mola propulsora de evolução social.
5: Manifestações populares: causas, consequências, impactos do ativismo digital,  legado para o Brasil (o que muda de fato após os protestos?).
6: Direitos das minorias na sociedade: crianças e adolescentes (questão da maioridade penal, da negligência afetiva), idosos, homossexuais, dependentes químicos (questão da internação involuntária), obesos e pessoas com deficiências (questão da acessibilidade).
7: Expansão da classe média: novos desafios referentes à ascensão social, como necessidade governamental de ofertar serviços públicos de qualidade a uma população cada vez mais exigente e importância de um novo plano de previdência social.
8: Lixo na sociedade de consumo: como lidar com o descarte de resíduos na natureza e quais as perspectivas para solucionar tal questão, tendo em vista que tende a se agravar no futuro.
9: Igualdade de gênero: como garantir igualdade de direitos numa sociedade marcada por resquícios patriarcais, em que a mulher, a despeito de ingressar na vida profissional, acumula funções no trabalho e em casa e ainda ganha menos que o homem, ocupando os mesmos cargos.
10: Desigualdade econômica: conquanto o Brasil esteja obtendo êxito na erradicação da miséria (e seja a sétima economia mundial), ainda existe discrepância entre os muito economicamente favorecidos e os desfavorecidos.


Geneviève Faé
Professora de redação na Escola Apoio, pré-vestibular por disciplina (Caxias do Sul –RS). Prepara alunos para vestibulares e para o ENEM há seis anos.
Formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela mesma Universidade.
Contatos:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100001584505697
genefaers@hotmail.com
www.redacaogene.com.br





InfoEnem


Posted: 14 May 2014 10:33 AM PDT
Olá leitores do infoEnem, esta é a primeira vez que escrevo um artigo para este portal. Muito obrigado aos organizadores por cederem este espaço a este eterno aprendiz apaixonado na arte de ensinar. Espero que as dicas de estudo que trago sejam úteis a todos aqueles que estão procurando alcançar os seus objetivos acadêmicos. E para você que quer ingressar em uma universidade, entender como funcionam os mecanismos do Enem, sua estrutura e linguagem, é fundamental para que planeje seus estudos. Sim, planeje!!! Dedique um tempo para se organizar, coloque no papel seus horários de forma que possa disciplinar seu tempo e assim otimizar seus estudos.
Abaixo, 7 dicas que vão te ajudar a fazer uma boa prova. Acompanhe!!!

1 – Leia e Escreva

Muito se diz que para fazer uma boa prova do Enem você tem saber interpretar os textos.  Sim, isto está parcialmente correto, pois uma boa capacidade de interpretação vai te ajudar em várias questões. Estar com a leitura em dia é fundamental. Escrever sempre, também é importante para que você coloque no papel a forma como você pensa sobre determinado assunto e de quebra vai desenvolvendo seus textos para a “temida redação”.

2 – Faça Simulados

Você tem que ter noção do que sabe e do que não sabe também. Assim você poderá dar ênfase em algumas matérias importantes para o curso que você tem preferência.
Os simulados também lhe auxiliaram a administrar o tempo da prova. Isso é fundamental para fazer uma boa prova. Faça o máximo de simulados que puder. Além do que, durante os simulados você também estará estudando.

3 – Fique atualizado

Está dica complementa a primeira, pois pra isso você deve ler muitos assuntos que estão fazendo história neste momento. Leia jornais, matérias, artigos. Telejornais também são válidos. O interessante é que você busque várias fontes para se manter atualizado.

4 – Procure por ensino especializado

Os cursinhos preparatórios são excelentes opções. Estudar em ambiente que “respire” Enem, com certeza vai te motivar em seus objetivos. Dependendo da cidade onde mora há opções até de ensino gratuito. Muitas escolas públicas tem se organizado para montar seus próprios cursinhos preparatórios. Mobilize  sua comunidade através do conselho escolar, caso sua escola não tenha, e mostre que há alunos interessados em se preparar.

5- Use a Web como ferramenta a seu favor

A internet é maravilhosa, mas também pode ser fator de desconcentração. Navegar é preciso, saber navegar é essencial. Faça uma pesquisa e busque por sites que contenha conteúdo que vão te auxiliar em seus estudos.
Pra quem  pretende a área de biológicas, um site com conteúdo interessante é o Planeta Biologia , no site você encontra muitos vídeos e aulas de Biologia, além de artigos relacionados a diversos assuntos da área de biológicas. Tem também uma seção de jogos em que você aprende vários conceitos de forma bem interativa. A seção de aulas é uma parte interessante pra quem busca alavancar seus estudos. Abaixo segue um link para a seção de aulas.
PlanetaBiologia.com/Aulas

6  – Conheça-te a ti próprio

Conheça seus limites. O cérebro é como um músculo, ele tem que ser preparado pra aguentar  várias horas em concentração. Cuidado com os excessos. Saiba a hora de dar uma pausa. Pausa e descanso são fundamentais para assimilação e fixação do conhecimento. É mais importante nos estudos a produtividade do que a quantidade. Comece aos poucos e vá aumentando o ritmo dos estudos.

7 – Ensine o que aprendeu

Eu adoro está técnica. Além de ajudar um amigo, ao ensinar algo, você está fixando os conceitos que assimilou e desenvolvendo os argumentos para o assunto em si.
Espero que estas dicas ajudem a quem está interessado em prestar o Enem este ano.
Estude para que no final do ano você faça uma boa prova e não dependa apenas de uma boa sorte.
Bom Enem a todos os estudantes e leitores deste portal.
Até mais.

Sobre o Autor: Daniel Pereira é graduado em Biologia pela Unesp. Idealizador de vários sites pela web, apaixonado por tecnologia e suas aplicações no Ensino. Criador da agência digital Clique Sim. Ativista na defesa e promoção do Meio Ambiente da Praia de Pipa onde mora, também dá aulas de Biologia e Música e há 5 anos vem preparando alunos para o Enem.
*Nós, do infoEnem, agradecemos imensamente ao professor Daniel pelo belíssimo artigo que escreveu para nosso portal.


InfoEnem


Posted: 13 May 2014 08:31 AM PDT

Acalme-se. Essa dúvida não é só sua. Desde a abertura do prazo de inscrições para o Enem 2014, a pouco mais de 24 horas, recebemos uma pancada de e-mails de leitores aflitos questionando quais documetos são obrigatórios para realização da inscrição com sucesso.
Realizamos testes e chegamos a conclusão que os únicos documentos pessoais obrigatórios no processo de inscrição do Enem são o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Conforme você pode observar na captura de tela abaixo, sem tais documentos o candidato NÃO conseguirá prosseguir no processo da inscrição.
Imagem: Reprodução / sistema Inep
É importante esclarecer que este artigo trata dos documentos exigidos para realização da inscrição no Enem, e não para identificação do candidato no dia da prova. Para este segundo caso, serão aceitos vários outros documentos, além do CPF e RG, como Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de reservista, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia (CNH), entre outros.

E se eu não possuir tais documentos?

Caso não possua um ou os dois dos documentos, não se desespere. Você tem um belo abacaxi pela frente mas saiba que é possível descascá-lo a tempo e vamos lhe ajudar nessa empreitada! Veja abaixo instruções para obter os documentos.
CPF: O processo de retirada deste documento é mais simples e a inscrição pode ser realizada na própria internet. Para isso, basta acessar o site da receita e preencher todos os campos corretamente com seus dados. Ao final do processo, será gerado o número do seu cadastro, o qual você utilizará na inscrição do Enem. Tenha muita atenção aqui, pois o número do CPF é único e definitivo e, se for esquecido, você terá uma boa dor de cabeça para reencontrá-lo.
Carteira de identidade: A solicitação do RG pode variar de estado para estado. Na maioria deles pode ser feitas nas delegacias municipais. No estado de São Paulo há também a possibilidade de utilização dos postos do Poupa Tempo, no qual você agenda online uma data para entrega dos documentos necessários e, poucos dias depois, o documento já está pronto para retirada.
Independentemente do estado em que se encontra, os documentos exigidos para retirada do RG são os mesmos. Veja a lista abaixo.
  • Certidão de nascimento (original e cópia ou cópia autenticada)
  • Certidão de casamento (se casado)
  • Duas fotos 3×4
Recomendamos que providencie tais documentos e dê entrada na solicitação do seu RG o mais rápido possível, para conseguir o protocolo com o número a tempo de garantir sua inscrição no Enem 2014.
Boa sorte!

Inscrições para o Enem 2014 abertas
Posted: 11 May 2014 08:16 PM PDT
A corrida para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano começou. As 10h desta segunda-feira, 12 de maio, o Ministério da Educação (MEC) dará início ao prazo de inscrições para o Enem 2014. Estudantes de todo o Brasil terão até as 23h59 do dia 23 de maio para realizarem sua inscrição.
O processo deve ser realizado unicamente online, na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Ressaltamos que, no momento da inscrição, o candidato dedique atenção total pois terá que preencher muitos dados e passar por várias páginas e, caso demore muito tempo para fazê-lo, a sessão irá expirar, obrigando o mesmo preencher tudo novamente.
Veja uma breve síntese dos passos que você encontrará para realizar sua inscrição.
1- Dados pessoais: Aqui você preencherá todas as informações pessoais. CPF, nome da mãe, endereço completo e telefone. Pedimos especial atenção com o endereço e telefone, pois é através deles que você receberá o cartão de confirmação de inscrição e mensagens do MEC sobre o Enem, respectivamente. Caso necessite de atendimente especial, será nesta mesma página que haverá as opções para solicitação.
2- Opções de senha: Neste momento você escolherá a senha para acesso ao site do Inep. Guarde e grave bem este dado, pois em outras oportunidades em que precisar acessar o sistema (para consulta de cartão de confirmação de inscrição, resultados etc.), tal senha será solicitada. Nesta página você ainda irá fazer sua opção de prova de língua estrangeira (espanhol ou inglês) e também escolher o local de realização da prova (o mais próximo de sua residência);
3- Situação Escolar: Você deverá observar atentamente as opções de Situação de Conclusão do Ensino Médio e selecionar a opção que melhor representa sua condição. Atenção! É nesta página que os candidatos maiores de 18 anos que não completaram os estudos poderão solicitar a Certificação do Ensino Médio através do Enem;

Principais eventos do Enem 2014 e suas datas.

4- Sua Escola: Será nesta página que você que está cursando e pretende concluir o Ensino Médio em 2014 preencherá as informações referentes a sua escola. Se estiver matriculado em uma escola no exterior, indique a opção “Escola estrangeira”.
5- Dados socioeconômicos: Nesta etapa você preencherá uma série de questões que irão mapear sua condição econômica e financeira. Responta atenta e francamente todas as perguntas. Todas as questões marcadas com asterisco são obrigatórias. Vale lembrar que é neste momento que os estudantes que se enquadram nos pré-requisitos para isenção dos 35 reais da taxa de inscrição podem fazer sua solicitação. Para saber quais são tais pré-requisitos e como fazer o pedido, veja esta matéria.
6- Confirmação da inscrição: Esta página indica que a inscrição foi concluída com sucesso e mostra as opções feitas por você. O Inep orienta que seja impressa e guardada.
7- Acompanhe sua inscrição: Após a conclusão de sua inscrição, e durante um certo período, a página inicial do sistema de Inep trará a opção “Acompanhe sua inscrição”, que permitirá a você acompanhar sua inscrição, gerar o boleto para pagamento da taxa (que deve ser feito até o dia 28 de maio) e alterar dados cadastrados, inclusive o município de realização da prova.
As provas do Enem 2014 estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. Segundo informações do MEC, serão impressas 8,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Ao todo trabalharão no exame 785 mil pessoas, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. O maior exame do Brasil será aplicado instantaneamente em 16,6 mil locais de prova.
Como dissemos no início da matéria, a corrida está apenas começando. Agora é torcer para que, assim como nas edições de 2012 e 2013, o Enem 2014 seja realizado com sucesso e sem surpresas desagradáveis e polêmicas. O resto é com você.
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Posted: 11 May 2014 02:58 PM PDT
O Ministério da Educação (MEC) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irão abrir o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. De acordo com previsão do MEC, espera-se que este ano o exame bata novo recorde de candidatos, com mais de 8 milhões de inscritos.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de maio, unicamente pela internet, no site do Inep. Após o término do processo, os estudantes deverão pagar os R$ 35 refentes a taxa de inscrição, até o dia 28 deste mês.
Entretanto, de acordo com informações do edital do Enem 2014, estudantes que se encaixam num dos pré-requisitos abaixo poderão se isentar do pagamento da taxa. Na edição do ano passado, por exemplo, cerca de 65% dos mais de 7 milhões de inscritos no Enem não tiveram que pagar os 35 reais para prestar o exame. Veja nos tópicos que seguem se você pode solicitar a isenção e saiba como fazê-lo.
 
Estudantes de escolas públicas
Aqueles que forem concluir o Ensino Médio no ano de 2014 e estiverem matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica, estarão AUTOMATICAMENTE isentos da taxa de inscrição. Se este for seu caso, fique tranquilo que não será necessário tomar nenhuma providência.
 
Lei de isenção
O candidato que possuir renda familiar de até 1 salário mínimo e meio (R$ 1.086) por pessoa poderá pedir a isenção da taxa mediante declaração de carência. Neste caso será necessário clicar no link “Declarar Carência”.
 
Baixa Renda
Os participantes que se encaixarem nos critérios de renda do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão declarar serem membros de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São eles: pessoas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 362) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.172). Aqui também será necessário acessar a opção “Declarar Carência”.
O Edital do Enem 2014 ainda exalta que o Inep reserva-se o direito de analisar a solicitação de isenção e exigir, a qualquer momento, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame para aquele que não comprovar tais informações.



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Questão Exemplo de Geografia


Questão 34 – Enem 2013
Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações.
ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil. Revista Ciência
Geográfica, ano IV, n. 11, set./dez. 1988.
O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto
a) espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais.
b) cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política.
c) demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade.
d) territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais.
e) econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixação do homem ao lugar.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa C
África, Ásia e América Latina apresentam tanto semelhanças quanto diferenças socioeconômicas, principalmente por estarem atreladas a uma característica comum: a maioria de seus territórios forma colônias europeias. Como a resposta é relacionada à questão demográfica, devemos nos ater às questões relativas à geografia de populações e urbana.
Em um primeiro momento, o comportamento demográfico dos países integrantes dos continentes em questão é típico de países subdesenvolvidos: altas taxas de natalidade e de mortalidade. Tanto nascimento quanto óbito estão relacionados com problemas de saúde e educação: por falta de acesso à métodos contraceptivos e educação sexual, as mulheres engravidam precocemente e, ainda por problemas estruturais de saúde, as pessoas são carentes em relação ao atendimento hospitalar, falecendo por doenças facilmente sanáveis em países com realidade diferente. Os casos de óbito mais numerosos em países com essa realidade de subdesenvolvimento são, na maioria das vezes, de patologias infectocontagiosas (doenças tropicais, AIDS/HIV, tuberculose, etc). Ainda em relação à expectativa de vida, vale ressaltar que os jovens, pelas altas taxas de desemprego, acabam por se envolver com ações criminosas ou ainda acometidos pelas guerras civis, caso típico da África, que ceifam a vida da juventude. Desta forma, a pirâmide etária apresenta comportamento de base larga e topo estreito, ou seja, muitas crianças e jovens e poucos idosos.
(http://p-etaria.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html)
(http://p-etaria.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html)
O diagnóstico populacional elaborado anteriormente apresenta o cenário de países em estágio de fase pré- transicional demográfica. Porém, encontramos outras nações com melhores indicadores socioeconômicos, que são os casos do acrônimo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Estes se encontram em processo de transição demográfica plena, ou seja, as taxas de mortalidade têm caído drasticamente (principalmente as de mortalidade infantil), assim como uma leve, porém gradual, queda das taxas de natalidade.
Em relação às aglomerações urbanas, o processo de urbanização destes casos é a do tipo tardia ou recente. Em razão do recente processo de urbanização, houve problemas sérios de infraestrutura e planejamento para comportar a população que migrou do campo em razão da transformação das técnicas. Desta forma é possível traduzir a última parte da resposta, “continuidade do fluxo campo-cidade”, em razão do êxodo rural e consequente processo de inchaço urbano.

Questão 14 – Enem 2010

   A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
BACOCCINA, D.; QUEIROZ, G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.º 655, 28 abr. 2010 (adaptado).


Os impasses, resistências e desafios associados a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

A) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa B

(http://eco4u.wordpress.com/2011/11/16/usina-de-belo-monte-algumas-vantagens-e-muitas-desvantagens-em-sua-realizacao/)
(http://eco4u.wordpress.com/2011/11/16/usina-de-belo-monte-algumas-vantagens-e-muitas-desvantagens-em-sua-realizacao/)

  A usina hidrelétrica (U.H.) de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, afluente da margem direita do rio Amazonas, em seu alto curso. A questão apresenta um fragmento que remete à questão da resistência por parte dos povos indígenas da região, contrários à construção deste mega empreendimento, associado à uma raiz que destaca tais impasses deste projeto.

  Projetada para ser a terceira maior do mundo, a construção desta usina hidrelétrica apresenta problemas socioambientais, como: a grande área alagada pela represa, pois a bacia do rio Amazonas é uma grande extensão sedimentar, com poucos acidentes geográficos, o que gera um verdadeiro “espraiamento” destas águas; o deslocamento de povos ribeirinhos e indígenas destas áreas afetadas pela represa, que vai desde a realocação até o preço pago pela indenização; o trabalho de resgate de fauna e de flora, estes também impactados diretamente pelas águas da represa; o real fornecimento de energia, pois a concentração populacional da região não apresenta uma alta necessidade energética, sendo, provavelmente, empresas as reais interessadas nesta oferta de energia, principalmente as da área de mineração.
  Desta forma, a necessidade de equilibrar e viabilizar o investimento no crescimento do país apresenta incompatibilidades não apenas ambientais, mas também sociais e de interesse público e privado. Toda essa gama de problemas, e de possíveis soluções, desencadeou manifestações por todo o Brasil, sendo a maioria contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Vale ainda ressaltar que, apesar de todo o apelo da sociedade civil organizada, o empreendimento já está em processo de construção.

 http://www.infoenem.com.br


20 possíveis temas da Redação do Enem 2014

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